.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Crítica: ParaNorman, Os zombies invadem os ecrãs da animação!


ParaNorman fornece momentos cómicos e assustadores únicos, foi pena o filme perder-se um pouco na sua narrativa e utilizar um ou dois momentos de humor barato, pois teria tudo para ser o vencedor do oscar de melhor filme de animação. 
Por: Animated Post | Nuno Silva
  Uma história de terror captada pelos nossos olhos através da animação digital. Norman é um rapaz incompreendido pela sua vizinhança, o seu dom de ver e comunicar com pessoas que já faleceram, faz com que todos duvidem da sua saúde mental. Já é comum ouvir falar de séries ou filmes cujos personagens são mediuns, mas nunca este assunto foi retratado no cinema de animação com tanto protagonismo. Tal como acontece com Coraline, ParaNorman é um filme de animação bem adulto, é uma combustão com 3 grandes ingredientes; terror, humor e animação, acaba por ter um visual atraente para o publico infantil ao mesmo tempo que cativa os mais adultos pela sua narrativa. 

  Quando se cria algo inovador, o mais comum é apontarem o dedo com críticas negativas, tal como Toy Story 3 foi apontado por ter algum conteúdo que não era apropriado para crianças. ParaNorman poderá ser alvo desse tipo de críticas, devido ao facto de ser um filme de animação com uma pitada de terror, mas a verdade é que as crianças adoram ouvir uma bela história assustadora e em ParaNorman têm a oportunidade de viverem momentos horripilantes de uma forma divertida sem causar traumas.

 O visual dos personagens está um pouco semelhante com os de Coraline, cabeças grandes com corpos desproporcionalmente pequenos e com olhos gigantescos, dando um look agradável e criativo. Estamos numa nova era do cinema de animação, utiliza-se cada vez menos personagens com medidas geometricamente proporcionais. O objectivo na minha perspectiva é afirmar que a animação em conjunto com a criatividade consegue levar-nos para uma dimensão imaginária única.

 Em quase todo o desenrolar do filme vemos zombies a divagar pela cidade e surge logo uma afirmação na nossa mente "Isto parece-me familiar", quando ouvimos "acertem na cabeça" aí deixamos de ter dúvidas, o filme faz mesmo uma referência sarcástica à famosa serie "The Walking dead". Achei o seu conteúdo agradável com um humor hilariante, até chegar ao fim e ver que divagaram por ondas desconexadas ao abordar o tema da homossexualidade, que não se encaixa àquele momento e muito menos ao conteúdo desta obra, chegando  mesmo ao ponto de parecer demasiado forçado.
  Os zombies desta vez invadiram o cinema de animação assim como os fantasmas, nesta perspectiva o objectivo foi bem concebido. ParaNorman fornece momentos cómicos e assustadores únicos, foi pena o filme perder-se um pouco na sua narrativa, e utilizar um ou dois momentos de humor barato, pois teria tudo para ser o vencedor do oscar de melhor filme de animação. É um filme com um conceito doce mas com uma narrativa amarga.


Por: Nuno Silva | Animated Post

Sem comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More